A Incubadora CO-LABORA apoia o empreendedorismo social baseado nos princípios do cooperativismo e novas economias: 

  • Apoiar: transferência de tecnologia, demanda dos usuários, modelagem de negócio para viabilidade econômica, forma jurídica, conexões com agentes do ecossistema
  • Novas economias: economia solidária, economia circular, economia criativa, economia compartilhada,  economia colaborativa, economia de comunhão, economia social, cooperativismo
  • Forma justa: remuneração justa para os envolvidos na organização e para os que com ela se relacionam (produtores, fornecedores, compradores, consumidor)

O que é empreendedorismo social?

São organizações criadas com o objetivo genuíno de resolução de problemas sociais que não estão sendo atendidos pelo Estado, ou pelo menos não de maneira eficiente. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) salienta a importância do equilíbrio financeiro para a manutenção e perpetuação ao caracterizá-las como “organizações que buscam objetivos sociais e econômicos com um espírito empreendedor e têm propósito primário que não a maximização do lucro” (OCDE, 1999).

Nossas crenças

  1. Acreditamos que a Base da Pirâmide (BoP – Base da Pirâmide, representada pelas classes D e E) vive os problemas sociais
  2. Acreditamos que a BoP precisa ter acesso às oportunidades para serem inovadores de negócios de impacto
  3. A estrutura de governança dos negócios sociais precisa ser híbrida para ter complementaridade de conhecimentos e trocas entre pessoas em vulnerabilidade e empreendedores sociais
  4. Os quatro setores precisam dialogar e articular
    1. Primeiro setor: Governo
    2. Segundo setor: Organizações privadas e individuais
    3. Terceiro setor: Organizações sem fins lucrativos e não governamentais
    4. Sistema financeiro
  5. O impacto dessa governança precisa ser mensurado e avaliado
  6. Somos agentes de mudança!

Atuação

  • Educação empreendedora social
    • Educação empreendedora para escolas públicas e outras universidades e faculdades, por meio de ÜLABs.
    • Forma de aplicação:
      • Aplicação do programa com multiplicadores (professores, organizações estudantis, universidades)
      • Aplicação do programa diretamente para alunos das escolas públicas
      • Duração: atuação de 6 meses, mas os ÜLABs  ficam perenes.
  • Governança e territorialização
    • Busca ativa dos problemas sociais e do público alvo por meio de:
      • Dados primários com comunidade em desafios e hackathons
      • Dados secundários
    • Governança: Ações de desenvolvimento local e conhecimento do território que podem serem feitas exclusivamente pela Incubadora ou com poder local (prefeitura e secretarias) e governos estaduais e municipais
    • Territorialização acontece ACS (agentes comunitários da saúde), Rede Social Senac, ÜLABs
  • Incubação
    • Intencionalidade de resolver um problema social
    • Composição híbrida
    • Governança articulada nos 4 setores
    • Economicamente viável
  • Educação empreendedora social
    • Levar educação empreendedora social para maior número de jovens, para serem cidadãos protagonistas funcionais nas suas diferentes áreas de atuação futura (empreendedores, cientistas, médicos, engenheiros, advogados, comunidade).
    • Para tanto levamos a educação empreendedora para escolas públicas e outras universidades e faculdades, por meio de ÜLABs.
    • Como o número de empresas atendidos pelas incubadoras e aceleradoras é pequeno em cada região, e em regiões remotas não existe, levaremos conhecimento e oportunidade (acesso) para procurarem quando despertarem!
    • Forma de aplicação:
      • Aplicação do programa com multiplicadores (professores, organizações estudantis, universidades)
      • Aplicação do programa diretamente para alunos das escolas públicas
      • Duração: atuação de 6 meses, mas os ÜLABs  ficam perenes.
  • Conteúdo
    • PJT Programa Jovens Transformadores (Terroá)
    • Programa Empreendedorismo (Rede Senac)
    • Programa Youth Start (Portugal)
    • Desenvolvimento socio-emocional (cognitivo-comportamental)
  • Ü LAB (Matriz)
    • Objetivo: desenvolver “tecnologia social educacional” escalável e de replicação dos Negócios de Impacto
      • Banco de dados de casos de negócios sociais
      • Encontros mensais presenciais (hackathon) com veiculação online (Zoom) para todos ÜLABs 
        • Discussão de diferentes problemas sociais
        • Professores de diversas faculdades da USP
        • Pessoas: sociedade civil, comunidades BoP, alunos, mentores
      • Material para pesquisa (escrever estudos de caso, artigos, tcc)
  • Ü LABs
  • Objetivo: levar conteúdo de empreendedorismo social e cooperativismo nas universidades para outros equipamentos públicos educacionais (transferência de tecnologia, educação)
      • Após receberem a Educação Empreendedora Inovadora Social, poderão estruturar seus ÜLABs
      • Operação:
        • Ser fundado e conduzido por uma organização estudantil (+) ou;
        • Ser um núcleo da escola (designar sempre um professor para liderar)
  • Para as organizações receptoras terão a oportunidade de:
    • Terem uma ação de extensão, pois esses alunos estarão divulgando isso na comunidade do município, fazendo palestras, cursos, no futuro podem estar incubando NSI;
    • Terem um Núcleo de pesquisa, para professores se juntarem
  • Incubação
    • Intencionalidade de resolver um problema social
    • Composição híbrida
    • Governança articulada nos 4 setores
    • Economicamente viável
  • Metodologia de incubação

Financiamento