A Incubadora CO-LABORA apoia o empreendedorismo social baseado nos princípios do cooperativismo e novas economias:
- Apoiar: transferência de tecnologia, demanda dos usuários, modelagem de negócio para viabilidade econômica, forma jurídica, conexões com agentes do ecossistema
- Novas economias: economia solidária, economia circular, economia criativa, economia compartilhada, economia colaborativa, economia de comunhão, economia social, cooperativismo
- Forma justa: remuneração justa para os envolvidos na organização e para os que com ela se relacionam (produtores, fornecedores, compradores, consumidor)
O que é empreendedorismo social?
São organizações criadas com o objetivo genuíno de resolução de problemas sociais que não estão sendo atendidos pelo Estado, ou pelo menos não de maneira eficiente. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) salienta a importância do equilíbrio financeiro para a manutenção e perpetuação ao caracterizá-las como “organizações que buscam objetivos sociais e econômicos com um espírito empreendedor e têm propósito primário que não a maximização do lucro” (OCDE, 1999).
Nossas crenças
- Acreditamos que a Base da Pirâmide (BoP – Base da Pirâmide, representada pelas classes D e E) vive os problemas sociais
- Acreditamos que a BoP precisa ter acesso às oportunidades para serem inovadores de negócios de impacto
- A estrutura de governança dos negócios sociais precisa ser híbrida para ter complementaridade de conhecimentos e trocas entre pessoas em vulnerabilidade e empreendedores sociais
- Os quatro setores precisam dialogar e articular
- Primeiro setor: Governo
- Segundo setor: Organizações privadas e individuais
- Terceiro setor: Organizações sem fins lucrativos e não governamentais
- Sistema financeiro
- O impacto dessa governança precisa ser mensurado e avaliado
- Somos agentes de mudança!
Atuação
- Educação empreendedora social
-
- Educação empreendedora para escolas públicas e outras universidades e faculdades, por meio de ÜLABs.
- Forma de aplicação:
- Aplicação do programa com multiplicadores (professores, organizações estudantis, universidades)
- Aplicação do programa diretamente para alunos das escolas públicas
- Duração: atuação de 6 meses, mas os ÜLABs ficam perenes.
- Governança e territorialização
-
- Busca ativa dos problemas sociais e do público alvo por meio de:
- Dados primários com comunidade em desafios e hackathons
- Dados secundários
- Governança: Ações de desenvolvimento local e conhecimento do território que podem serem feitas exclusivamente pela Incubadora ou com poder local (prefeitura e secretarias) e governos estaduais e municipais
- Territorialização acontece ACS (agentes comunitários da saúde), Rede Social Senac, ÜLABs
- Busca ativa dos problemas sociais e do público alvo por meio de:
- Incubação
-
- Intencionalidade de resolver um problema social
- Composição híbrida
- Governança articulada nos 4 setores
- Economicamente viável

- Educação empreendedora social
-
- Levar educação empreendedora social para maior número de jovens, para serem cidadãos protagonistas funcionais nas suas diferentes áreas de atuação futura (empreendedores, cientistas, médicos, engenheiros, advogados, comunidade).
- Para tanto levamos a educação empreendedora para escolas públicas e outras universidades e faculdades, por meio de ÜLABs.
- Como o número de empresas atendidos pelas incubadoras e aceleradoras é pequeno em cada região, e em regiões remotas não existe, levaremos conhecimento e oportunidade (acesso) para procurarem quando despertarem!
- Forma de aplicação:
- Aplicação do programa com multiplicadores (professores, organizações estudantis, universidades)
- Aplicação do programa diretamente para alunos das escolas públicas
- Duração: atuação de 6 meses, mas os ÜLABs ficam perenes.
- Conteúdo
-
- PJT Programa Jovens Transformadores (Terroá)
- Programa Empreendedorismo (Rede Senac)
- Programa Youth Start (Portugal)
- Desenvolvimento socio-emocional (cognitivo-comportamental)
- Ü LAB (Matriz)
-
- Objetivo: desenvolver “tecnologia social educacional” escalável e de replicação dos Negócios de Impacto
- Banco de dados de casos de negócios sociais
- Encontros mensais presenciais (hackathon) com veiculação online (Zoom) para todos ÜLABs
- Discussão de diferentes problemas sociais
- Professores de diversas faculdades da USP
- Pessoas: sociedade civil, comunidades BoP, alunos, mentores
- Material para pesquisa (escrever estudos de caso, artigos, tcc)
- Objetivo: desenvolver “tecnologia social educacional” escalável e de replicação dos Negócios de Impacto
- Ü LABs
- Objetivo: levar conteúdo de empreendedorismo social e cooperativismo nas universidades para outros equipamentos públicos educacionais (transferência de tecnologia, educação)
-
-
- Após receberem a Educação Empreendedora Inovadora Social, poderão estruturar seus ÜLABs
- Operação:
- Ser fundado e conduzido por uma organização estudantil (+) ou;
- Ser um núcleo da escola (designar sempre um professor para liderar)
-
- Para as organizações receptoras terão a oportunidade de:
-
- Terem uma ação de extensão, pois esses alunos estarão divulgando isso na comunidade do município, fazendo palestras, cursos, no futuro podem estar incubando NSI;
- Terem um Núcleo de pesquisa, para professores se juntarem
- Incubação
- Intencionalidade de resolver um problema social
- Composição híbrida
- Governança articulada nos 4 setores
- Economicamente viável
- Metodologia de incubação
Financiamento
